terça-feira, 26 de junho de 2007

O início

Resolvi fazer este blog a fim de registrar os momentos que tenho vivido na realização de meu trabalho.


Quando falamos de rotina pensamos em um dia cheio de tarefas e no outro dia a mesma coisa e durante a semana também, ao passar dos dias verifica-se que cada um tem uma rotina.
E quando chegamos no final de semana percebe-se que se fez tudo aquilo que tinha feito na semana anterior!!


As vezes sinto saudade deste tipo de situação. O meu trabalho é um trabalho que não tem rotina nenhuma, você administra seu tempo, as pessoas, como as atividades e tarefas irão acontecer e em que lugar e hora, isso te dá uma certa autonomia para realizar o trabalho, mas por outro lado te deixa muito sozinho, sem auxílio de equipe e companheiros de trabalho.


A não ser pelas vezes que nos encontramos pela internet para resolver algum tipo de problema ou dar dicas de uma experiência vivida, ou em nossas reuniões no final de ano onde acontece o grande treinamento, analisando o que deu errado e o que deu certo durante o ano de trabalho.


Quando resolvi trabalhar com Educação, tive certeza da influência de minha mãe, por ser professora primária e por eu ter tido a oportunidade de ao final do curso de graduação ter estado na Escola, onde ela leciona, aplicando uma pesquisa que fazia parte do meu trabalho de conclusão de curso.


Foi a partir de uma série de análises que percebi que Educação era o caminho que deveria tomar, e que seria através dela que conseguiria transmitir o que pensava, auxiliar na transformação pessoal de um indivíduo, fazer a diferença na vida de alguém, por que eu sabia que Educação era a única coisa que ninguém poderia tirar de outra pessoa, que conhecimento depois de adquirido jamais alguém tiraria de outra pessoa, o que ela aprendeu era propriedade dela. Tudo estaria dentro dela e com este conhecimento ela poderia fazer o que quisesse com as informações fazendo o bem para si ou para o próximo.


Muita gente disse que era muito idealismo para o "meu gosto", mas não consegui ver minha vida atrelada a rotina de bater meta, de vender o mais que pudesse, de ter que conquistar um mercado.... em fim todas as tramitações do mercado de trabalho onde muitas pessoas atuam e muitas vezes são felizes por isso, mas para mim não, não seria aí que acharia minha felicidade profissional.


Na Educação para adultos, utilizando o setor do Turismo como ferramenta de aprendizado e desenvolvimento humano dos envolvidos foi onde atingi os resultados que venho apresentar neste blog.


Os cursos com uma metodologia alicerçada, no meu caso de instrutoria, na filosofia Freiriana, onde conhecimento se contrói juntos, uns com os outros, Educador para o Educando e o Educando para o Educador, são a melhor ferramenta de promoção da qualidade de vida e cidadania de uma comunidade, no caso onde se aplica o trabalho no Meio Rural.