terça-feira, 18 de novembro de 2008

Mecanismo de Desenvolvimento Limpo

Olá Pessoal,

Queria dividir com vcs um artigo que eu li e achei genial!!!!

Já ouviram falar sobre o MDL- Mecanismo de Desenvolvimento Limpo?

Qual a verdadeira Função do MDL?

Segundo o Prof. Dr. Marcelo Abelha Rodrigues em uma rtigo sobre Meio Ambiente coloca de forma clara a verdadeira função e abordagem do MDL.

Para entender tudo isso direitinho temos que primeiro saber sobre os princípios do direito Ambiental.

1- Princípio de Participação
2- Princípio de Desenvolvimento Sustentável
3- Princípio da Ubiquidade
4- Princípio do Poluidor Pagador


A condição ambiental está em profundas transformações desde a Revolução Industrial, além da massificação social desde a 2° metade do século passado. Para sanar a problemática do efeito estufa, identificaram:

a- Evitar a emissão de gases de efeito estufa (GEE)
b- retirar o excesso de gases de efeito estufa

A ONU tomou frente e criou a " Convenção Quadro das Nações Unidas" que tinha como objetivo mapear o DNA do GEE, definindo quanto cada país pode emitir de GEE. A convenção tem como obejtivo central a estabilização da concentração de GEE na atmosfera em um nível que impeça a interferência antrópica perigosa no sistema climático

O Tratado é objetivo e segue o seu objetivo, mas quando implementado não funciona, e isso permite que os países definam formas de remediar os causadores de GEE.

Desta forma outros Tratados e convenções vão sendo criados para garantir que os objetivos da Convenção Quadro sejam atingidos.

O Professor faz uma relação que a Convenção Quadro é a "mãe" e as Convenções na busca pelo objetivo são as " filhas".

A 7° Convenção filha foi o Tratatdo de Kyoto e 1997.

1- Os países tem o obejtivo de reduzir em até 5% a emissão de GEE do que foi emitido em 1990, é a obrigação de 2008 a 2012;
Para isso é necessário criar diretirzes, das quais podemos citar:

- Substituição das matrizs energéticas por fontes "limpas" e ambientalmente corretas;
- Promover o sequestro de carbono protegendo florestas ou implementando o reflorestamento;

Mas espera aí, vcs devem estar se perguntando Onde entra o MDL nisso tudo????????????

O MDL é o instrumento financeiro criado pelo Protoclo de Kyoto (art. 12) que tem o objetivo de alcançar os 2 objetivos a cima mencionados.

Como tudo isso se desenrola? Como o MDL funciona então?

- Países no anxeo 1 do Protocolo de Kyoto devem pedir financiamento para financiar Projetos de MDL em países do anexo 2, páises estes em desenvolvimento ou subdesenvolvido com a finalidade de se obeter concretamente ( longo prazo) uma redição de GEE.

Caso tudo isso funcione e os países do anexo 1 coMDL e os mesmos tenham consigam promover os Projetos de MDl e os mesmos tenham exito nos locais onde foram aplicados, são gerados creditos (titulos negociáveis) que servirão para compensar as suas OBRIGAÇÕES DE REDUÇÃO ASSUMIDAS NO PROTOCOLO, aos níveis de 1990.

Isso tudo significa que os países ricos que contribuem para a destruição do planeta, pela maior taxa de emissão, saem ilesos pois garantem estes créditos que dão a autonomia de continuar poluindo, aumentando a poluição, comprando Projetos em outros Lugares.
Compram o direito de poluir para continuar fazendo o que os enriquece.

O MDL deveria assumoir um papel suplementar, deveriam limpar a sua casa além de ajudar oa países que tem menos fazer o que eles podem fazer sem diminuir suas riquezas.

O Protocolo diz que o MDL deve ser complementar as ações domésticas e não somente os Projetos.

O Brasil é um país potencial para receber MDL, por que tanto no reflorestamento quanto na manutenção de florestas há uma captura de co2, reduzindo a quantidade existente e diminuindo os GEE's existentes, diante disso vem $$ por aí diz o Prof.

Só para esclarecer, o Brasil em junho de 1997 sugeriru a criação de um fundo FDl- Fundo de DEsenvolvimento Limpo, formado por multas peos países desenvolvidos que não cumpriam suas obrigações para com o Meio, a proposta foi negada pelos países do anexo 1. Em outubro de 1997 houve um desdobramento da proposta inicial, onde EUA e Brasil, alteraram o FDl para o MDL , acredite se quiser!!!!!

Depois de todas as discussões por que ainda contestar o MDL????????????

Por que ele nem de perto é um instrumento do Direito ambiental, pois não atinge em nenhuma de suas circusntâncias os princípios da Direito Ambiental.

Desta forma fica evidente que o MDL não é uma instrumento de remediação ambiental pois não alcança os princípios principalmente o pricípio de Poluidor Pagador (PPP).

O importante nisso tudo é conseguir perceber que está havendo uma difamaão do PPP e estão utilizando o direito ambiental como fator de manutenção da dominação $$$$$$$$$$$$$$$$$

A interpretação do PPP literal rotula o princípio e leva a interpretar que é possível pagar para polui o que é absolutamente e irremediavelmente contrária à aquilo que o Princípio consagra.

Sendo assim é importante pensar sobre o assunto e formar sua opinião !

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Global Forum América Latina

Oi Pessoal,

Então dando continuidade ao que combinamos coloco para vcs uma novidade super bacana.

Na semana do dia 20 irá acontecer em SP uma grande evento de reprentatividade no tema da Sustentabilidade, e acredito que aqueles que se interessam por este assunto não pode perder essa oportunidade.
Eu estarei lá dando minha contribuição.
Dêem uma olhada no endereço abaixo que é do convite do evento.

http://contatos.globalforum.com.br/con80/convite.html

Algumas informações sobre o evento:


www.globalforum.com.br(11) 3255-7205


A maior rede de conversação sobre inovação na educação e nos negócios para a sustentabilidade
Participe do Global Forum America Latina, um encontro de inovação criativa para estimular a cooperação entre universidades, empresas, poder público e sociedade, em prol da construção de um mundo sustentável.

Serão dois dias de trabalho, onde cerca de quinhentas pessoas poderão compartilhar e construir propostas e soluções inovadoras que promovam transformações culturais, econômicas e socioambientais.

O prof. Ronald E. Fry,PhD, coordenará este encontro a partir da Investigação Apreciativa, metodologia de conversação inovadora desenvolvida por ele e pelo prof. David Cooperrider,PhD na Case Western Reserve University (Cleveland, Ohio).

O Global Forum America Latina tem por objetivo promover espaços públicos de reflexão compartilhada, onde os participantes definem uma série de proposições e iniciativas orientadas para ações de mudança na sociedade.

Neste encontro, os sistemas de ensino superior, especialmente as escolas de administração de empresas e cursos correlatos, serão inspiradas a incorporar essas reflexões em seus cursos, de modo a contribuir com o fortalecimento das relações entre o mundo acadêmico e empresarial a partir da construção de um repertório comum de educação e sustentabilidade.

Investimento:

R$ 120,00 Especial para professores
Alunos: R$ 60,00



20 e 21 de Novembro de 2008

Local: Centro de Convenções Fecomercio
Rua Dr. Plínio Barreto, 285
Bela Vista - São Paulo-SP



CAso precisem de mais informações entre no site: www.globalforum.com.br

Beijo a todos

terça-feira, 11 de novembro de 2008

O que concluímos??????????

Diante de todas essas experiências, o que posso concluir é que tudo é aprendizado em todos os momentos. A educação está em toda parte, não só no momento de passar o conteúdo pré estabelecido que é rico em informações, mas o que tem mais valor são as trocas de experiências entre as pessoas!!!

A experiência de cada um pode acrescentar e muito na vida do outro.

Veja se não fosse a viajem de uma colega talvez não saberíamos sobre o modelo de aquecedor feito de material reciclado e as pessoas não aprenderiam como é simples fazer e os enormes resultados que acarreta.

Se não fosse a necessidade de dar destino ao óleo doméstico não seria desenvolvido a possibilidade de aprendermos a fazer sabão, o que multiplica a possibilidade de economia tanto monetária quanto de consumo!!!!!

Em fim é tudo muito interessante e coloco aqui para vcs uma desafio.

Vamos montar uma rede de descobrir novas tecnologias, e alternativas sustentáveis, que facilitam nosso dia-a-dia e que contribuiem para ter um planeta melhor.

Pode ser qualquer coisa, toda nformação será bem vinda!!! Me enviem aqui pelo blog ou para meu e-mail camila.bassi@yahoo.com.br que assim qeu for recebendo vou publicando aqui para fazermos uma rede de construção do conhecimento juntos!!!!!!

Tudo que fico sabendo que acho interessante vou publicando para socializar a informação. Pois quanto mais gente souber das altenativas, de novidades, de novas tecnologias, e simplismente de uma boa notícia que te faça bem, já me sinto feliz e satisfeita de poder contrubuir de alguma forma.

Então está lançado o desafio " REDE DE ALTENATIVAS SUSTENTÁVEIS"

PARTICIPE, FAÇA A SUA PARTE CONTE PARA O MUNDO O QUE VC SABE!!!!!

Novas Idéias



Oi Pessoal,




Que saudade de estou de vcs!!! Final de ano para mim é sempre um pouco complicado por que tem muito trabalho. Os cursos se acumulam mas achei um tempinho para vir aqui e clocar algumas coisas maravilhosas que conheci e participei nos ultimos dias.




Em um dos cursos que ministro no Estado de São Paulo, na Comunida de Boiçucanga no município de São Sebastião, no qual tenho alunos de outras localidades, como Camburi, Juqueí, Barra do Una, em fim, uma turma muito bacana e que tinha uma característica especial.




Nas aulas um dos assuntos mais abordados e discutidos por nós foi a " Sustentabilidade" em diversos âmbitos.




E um dos mais interessantes foi falar de sustentabilidade de uma forma objetiva, no qual discutimos de que forma podemos na prática, em nosso dia a dia, no cotidiano, exercer a cidadania para com nosso planeta?????




Dentro das dicussões muitas propostas foram surgindo na qual posso colocar algumas aqui e dividir com vcs.




Um de meus alunos desta turma, que se chma a Nairton, fez uma viajem por dois meses, passando pelos Estado de Minas até chegar na Bahia, e descobriu um Universo maravilhoso. Onde pessoas simples compreendem o significado de fazer a diferença, o nosso papel por aqui e com ações simples conseguem resolver problemas locais e constribuir com o Mundo!!!




A alternativa apresentada por ele foi o AQUECEDOR SOLAR DE MATERIAL RECICLADO- FEITO DE PAT E TETRAPAK.




Surpreendente a idéia!!!!




Em uma de nossas aulas a ídeia foi apresentada e com estímulo o pessoal comprou a ídeia para produzir um pro´tótipo do aquecedor, e com força de vontade de articulações eles começariam a divulgar este método.




Na semana passada encontrei com o pessoal e eles já tinham parte do material pronto para montar o primeiro protótipo, assim que estivesse pronto apresentariam em forma de oficina o projeto para ser replicado para as comunidades locais.
Ainda neste curso, tivemos oficinas de Economia Solidária, fazendo um panorama sobre a metodologia e realidade em que se aplica no Turismo esplana da pela Paula e pela Joana moradoras e ativistas em Boiçucanga, tivemos oficinas de Sabão feito de resto de óleo ministrado pela Maria, instrutora junto comigo no SENAR, além das oficinas específicas do curso em que estávamos de massa de pizza ministrada pela Soledad nossa querida SOL, e oficina de tapioca ministrada pela Severina- Guerreira da LUZ....
Tudo foi maravilhoso, cada um dos participantes fez sua parte para tornar nossos dias juntos especial.
O mais importante e tudo isso e que fica muito evidente e forte para mim, como uma lição para levar para casa e todos os dias lembrar de praticar com disciplina é o AMOR!!!!
O mundo está da forma que está por falta de AMOR, estamos nos esquecendo de AMAR!!!
AMOR VERDADEIRO, AMOR INCONDICIONAL, AMOR DESPRENDIDO, AMAR POR AMAR!!!!!!
GRANDE BEIJO A TODOS E ATÉ MAIS...