terça-feira, 20 de janeiro de 2009

CIDADANIA GLOBAL É POSSÍVEL?????????

Do meu ponto de vista é possível a cidadania global, desde que haja consenso da necessidade do trabalho global, de ações globais, o pensamento e desejo global.

A cidadania é um ato individual, cada um tem que interiorizar o seu direito de cidadão, cumprindo seus deveres para com seu bairro, cidade, Estado e País.

O direito do cidadão ficou tão banalizado e comprometido pela política moderna que valoriza o “ter” e não o “ser”, falar de exercício da cidadania parece demagogia.

Se tiver algo você é considerado, você é aceito, se não tem é excluído naturalmente em um mundo onde “os que podem ter” têm os direitos reservados e aqueles que não são colocados à marginalidade, fica muito difícil de exigir que este indivíduo exerça a condição de cidadão, portanto o exercício dos princípios da cidadania, pois talvez ele nem saiba quais são por que não lhe foram apresentados, orientados e ensinados, depois queremos minimizar os impactos ambientais nos recursos hídricos, administrar o lixo, implantar coleta seletiva. Como diante das circunstâncias?

Quando falo de que tudo seja global, estou me referindo a igualdade, a nivelar a condição de vida, isso é utópico, mas em um mundo que valoriza a desigualdade e ignora a guerra, a fome, ignora as necessidades emergenciais de sua espécie????

O que fazer? Então acredito que o Pensar Global e agir Local, me tira um pouco da culpa e da vergonha que sinto quando vejo tanta destruição, quando vejo tanta morte, e assim vivo mais em paz com serenidade no coração.

Um comentário:

Thata disse...

Nossaaaaaaaaaa!!!
A mais sabida Cunhada do mundo!!rsrsrs
Comprei um presente pra vc, mala! Vê se lembra de mim e vem buscar na minha casa...
Bjssss