terça-feira, 11 de novembro de 2008

Novas Idéias



Oi Pessoal,




Que saudade de estou de vcs!!! Final de ano para mim é sempre um pouco complicado por que tem muito trabalho. Os cursos se acumulam mas achei um tempinho para vir aqui e clocar algumas coisas maravilhosas que conheci e participei nos ultimos dias.




Em um dos cursos que ministro no Estado de São Paulo, na Comunida de Boiçucanga no município de São Sebastião, no qual tenho alunos de outras localidades, como Camburi, Juqueí, Barra do Una, em fim, uma turma muito bacana e que tinha uma característica especial.




Nas aulas um dos assuntos mais abordados e discutidos por nós foi a " Sustentabilidade" em diversos âmbitos.




E um dos mais interessantes foi falar de sustentabilidade de uma forma objetiva, no qual discutimos de que forma podemos na prática, em nosso dia a dia, no cotidiano, exercer a cidadania para com nosso planeta?????




Dentro das dicussões muitas propostas foram surgindo na qual posso colocar algumas aqui e dividir com vcs.




Um de meus alunos desta turma, que se chma a Nairton, fez uma viajem por dois meses, passando pelos Estado de Minas até chegar na Bahia, e descobriu um Universo maravilhoso. Onde pessoas simples compreendem o significado de fazer a diferença, o nosso papel por aqui e com ações simples conseguem resolver problemas locais e constribuir com o Mundo!!!




A alternativa apresentada por ele foi o AQUECEDOR SOLAR DE MATERIAL RECICLADO- FEITO DE PAT E TETRAPAK.




Surpreendente a idéia!!!!




Em uma de nossas aulas a ídeia foi apresentada e com estímulo o pessoal comprou a ídeia para produzir um pro´tótipo do aquecedor, e com força de vontade de articulações eles começariam a divulgar este método.




Na semana passada encontrei com o pessoal e eles já tinham parte do material pronto para montar o primeiro protótipo, assim que estivesse pronto apresentariam em forma de oficina o projeto para ser replicado para as comunidades locais.
Ainda neste curso, tivemos oficinas de Economia Solidária, fazendo um panorama sobre a metodologia e realidade em que se aplica no Turismo esplana da pela Paula e pela Joana moradoras e ativistas em Boiçucanga, tivemos oficinas de Sabão feito de resto de óleo ministrado pela Maria, instrutora junto comigo no SENAR, além das oficinas específicas do curso em que estávamos de massa de pizza ministrada pela Soledad nossa querida SOL, e oficina de tapioca ministrada pela Severina- Guerreira da LUZ....
Tudo foi maravilhoso, cada um dos participantes fez sua parte para tornar nossos dias juntos especial.
O mais importante e tudo isso e que fica muito evidente e forte para mim, como uma lição para levar para casa e todos os dias lembrar de praticar com disciplina é o AMOR!!!!
O mundo está da forma que está por falta de AMOR, estamos nos esquecendo de AMAR!!!
AMOR VERDADEIRO, AMOR INCONDICIONAL, AMOR DESPRENDIDO, AMAR POR AMAR!!!!!!
GRANDE BEIJO A TODOS E ATÉ MAIS...


Nenhum comentário: