quinta-feira, 5 de junho de 2008

Dicas e práticas sustentáveis


Um dos temas abordados na pós foi Práticas Sustentáveis, muita coisa boa saiu deste fórum, e algumas delas contribuição minha posso colocar para vcs.

Sacolas OXI BIODEGRADÁVEIS

A FUNVERDE- Fundação Verde http://funverde.wordpress.com/ é a mentora da idéia.
Implantou a proposta em 2006, ma´s já vem desenvolvendo trabalhos voltados para Meio Ambiente, desde 1999.

Para explicar melhor o que são sacolas oxi biodegradáveis segue abaixo um resumo do Projeto que a FUNVERDE desenvolveu e que eu estou seguindo a metodologia implantando no município de São João da Boa Vista.



Projeto Sacolas Ecológicas


Proposta: Substituição das sacolas convencionais por sacolas oxi biodegradáveis, nos estabelecimentos comerciais do município.

Missão: Substituir a sacola plástica por sacolas retornáveis.

O processo de Educação Ambiental para a substituição das sacolas é de longo prazo, desta forma uma alternativa para minimizar os impactos causados pelo descarte da sacola, é a sua substituição.

Objetivo: Minimizar o impacto ambiental causado pela sacola convencional,, substituindo a sacola pela sacola que utiliza a tecnologia de oxi biodegradação.

Justificativa:

A sacola convencional uma vez descartada, sendo utilizada para depósito de lixo doméstico, demora 500 anos em seu processo de degradação, o volume de sacolas consumidas atualmente comprometerá e muito a gerações futuras.

A primeira proposta desenvolvida para substituição das sacolas convencionais por uma que fosse menos prejudicial ao meio ambiente, foi à sacola biodegradável. Algumas análises foram feitas para atestar a veracidade da sacola.

Sacola Biodegradável:

Para a decomposição da sacola é necessário ambiente biologicamente ativo e muitas bactérias para consumir o plástico, e este ambiente só é encontrado em lixões e aterros sanitários. Em seu processo de decomposição há emissão de gás metano que é 21 vezes mais prejudicial que o carbono.

Sacola Oxi biodegradável:

A sacola oxi biodegradável se decompõe em qualquer ambiente com qualquer condição, primeiro se oxida e depois já está pronto para ser consumida por microorganismos.
O que diferencia este tipo de sacola das demais é:
· Preço é mais próximo ao do plástico convencional;
· Menos poluente;
· Não contém metais pesados;
· Degrada em qualquer situação;
· É reciclável;
· Não contamina os processos de reciclagem, nem precisa de coleta separada como é caso da biodegradável;
· Pode ser feita de material reciclável;

O plástico é produzido da NAFTA, a mesma é gerada na produção de gasolina, diesel e subprodutos do petróleo, uma vez já produzida deve ser aproveitada, do contrário será queimada gerando CO2 da mesma forma. Enquanto se depender do petróleo como fonte energética, é positivo o uso de plásticos derivados dele, assim como a sacola oxi biodegradável.

Bem X Mal da Sacola Oxi biodegradável


BEM
Se o destino for aterros em pouco tempo se decompõe e evita o que os plásticos convencionais fazem criando camadas de plástico dificultando o processo de decomposição

MAL
O que muitos pensam é que a sacola possui materiais pesados e que isso prejudica muito o meio ambiente e se processo de degradação, o que na é verdade. Os materiais pesados estão na pigmentação do plástico, e não na sua composição. A tinta utilizada para silcar e tingir as sacolas é que possuem os materiais pesados.

BEM
Se for para local impróprio como ruas, fundos de vales etc, irão para locais mais baixos como rios e lagos, ficando menos expostos e em 18 meses aproximadamente se degrada e posteriormente biodegradas.

BEM
Incentivo de produção de sacolas com menos pigmentação, transparentes, por exemplo, é o que propõe a FUNVERDE.

Nenhum comentário: