terça-feira, 10 de junho de 2008

Programa de Turismo Rural


Treinamento do Grupo de instutores de Turismo Rural- 2007. Dinâmica Aplicada no finla do treinamento com mensagem de Natal e confraternização para todos. Dinâmica aplicada pela Dória.


Aula no Bairro do Pouso Alto em Natividade da Serra- 2006


Forneando farinha, na Casa de Farinha do Américo na Comunidade do Bonete na Ilhabela- SP. Atividade Cultural tradiocinal ainda mantida por poucos na comunidade, e eu fiquei ali de curiosa tentando fazer a fornada.


Indo para a ilha de Búzios no Arquipélago na Ilhabela. Comunidade Caiçara tradicional.

Uma hora e meia de navegação em barco de pesca, uma experiência única de trabalho. No percurso Baleia Franca, e golfinhos além de enormes cardumes de infinitas espécies faziam parte da paisagem.



Para falar um pouco do meu trabalho hoje, tenho que dizer como surgiu o Programa de Turismo Rural do SENAR.

No ano de 2004, fui indicada e selecionada para participar de um grupo de trabalho que iria ministrar cursos na área de turismo rural pelo Estado de São Paulo conforme sua região. Neste mesmo período o grupo recebu um treinamento oferecido pelo SENAR, e nos capacitamos para ministrar cursos na área conforme metodologia adquirida da experiência vivida pelo SENAR - Paraná.

Em 2005 o grupo desenvolveu o material do Estado de São Paulo, para que pudéssemos atender as necessidades das propriedades rurais de São Paulo. E este trabalho vem sendo uma sucesso desde então.

Contribui para a elaboração e criãção da primeira Cartilha- Turismo Rural Oportunidades de Empreendimentos. Um curso super gostoso de trabalhar e que possibilita ao produtor rural ter condições de identificar suas oportunidades e também iniciar o processo de valorizar do rural e do " ser caipira"....

Estou muito feliz por estar desenvolvendo meu trabalho focado em Educação, no formato de instrução. As aulas participativas possibilitam que Educador e educando construam conhecimento juntos e isso ninguém tira deles nem menos de mim.

Caso queriam saber mais sobre o SENAR, seu trabalho, missão, e os cursos que minista acessem o link:

http://www.faespsenar.com.br/

Um comentário:

Vilson disse...

Muito Legal as fotos só que está faltando a nossa.
Bjs.
Vilson